Wedding Planners/ Organizadoras de Casamento.. essa é pra todos nós

Wedding Planner/ Organizadores de Casamento, por favor, não compare o preço de sua concorrência!

Profissionais do casamento, vamos conversar. No ano de 2019, em uma grande conferência do setor, um planejador de casamento sugeriu que os novos planejadores cobrissem os preços de seus colegas planejadores para definir seu preço. Eu estava na sala quando isso foi dito e quase caí da cadeira. Ou, na verdade, senti fogo saindo dos meus ouvidos, experimentei uma espécie de estado de desmaio e saí da sala.

de Oh No You Didnt GIFs via Gfycat

Tudo o que pude pensar foi: “Será que eu REALMENTE acabei de ouvir esse respeitado robusto da indústria nos dizer para PRICE SHOP uns aos outros?” Dizer que fiquei pasma é um eufemismo severo. Fiquei (e continuo) desapontada e desesperada para corrigir esse horrível conselho.

O que significa “PRICE SHOP”?

Para aqueles que estão lendo e não têm ideia de por que eu ficaria tão chateada com isso, vamos desembrulhar um pouco. O Price Shopping em ação é assim: Você recebe uma consulta (o que você acha que é) de um cliente em potencial, e ele pergunta sobre o seu preço imediatamente. Eles não têm interesse em falar com você ao telefone, querem apenas informações sobre preços. Às vezes, eles pedem diretamente um PDF, proposta/ orçamento, etc. Então, quando você os envia, eles desaparecem. Eles não respondem a mais nenhum e-mail, nunca. Ou falam que fecharam com a prima da vizinha da cunhada da secretaria de uma conhecida da ex professora de ballet da sua concunhada. ( deu pra entender?)

Às vezes, os clientes em potencial SE comportam dessa maneira. Se o fizerem, provavelmente não são o seu cliente ideal. Mas às vezes, e com o incentivo do líder da indústria mencionado anteriormente, esses e-mails vêm de seus colegas planejadores de casamento, tentando descobrir quanto você cobra. Eles quase sempre usam um e-mail geral do Gmail (como Kate2020wedding@gmail.com ou @hotmail.com ) e fornecem poucos detalhes específicos sobre o casamento real. Porque é fictício.

Esta é uma maneira completamente desastrosa de fazer seus negócios. Deixe-me explicar melhor para você.

Por que o ” Price Shop” é absolutamente péssimo?

  1. Não vai lhe render nenhuma informação realmente útil. Eu não dou informações sobre preços sem uma reunião primeiro. Enviar um e-mail para obter meus “pacotes” não levará você a lugar nenhum. Não tenho pacotes, tudo que faço é personalizado. Baseio meus preços no que meus clientes desejam e no que sei que eles precisarão. Nada é padronizado aqui, então esta linha de investigação não produzirá os resultados que você espera.
  2.  Não é uma maneira inteligente de definir seus preços. Só porque você sabe quanto um outro planejador está cobrando, não significa que esse negócio seja lucrativo. Conheço muitos planejadores de casamento em meu mercado que não estão ganhando dinheiro para viver, muito menos lucrar. A única maneira de determinar seu preço é pelo que VOCÊ precisa para ganhar a vida. Então aprenda como se vender. (Essa é uma outra postagem de blog).
  3. É muito fácil identificar. Se você fizer isso com seus colegas planejadores, 99% das vezes, você será descoberto. Somos um grupo que acaba falando muito, e algumas são muito unidas mesmo, pelo menos no meu meio. Se suspeitarmos que alguém está comparando preços, espalhamos a pessoa. Você não quer ser conhecido, em primeiro lugar, pelas mentes de seus colegas planejadores/ assessores / cerimonialistas/ organizadores… whatever a forma que vc usa e defini sua profissão, como uma pessoa sorrateira.

O que você deve fazer em vez disso

Isso vai parecer tão simples, mas apenas … PERGUNTE.  Seriamente. Passe algum tempo conhecendo sua “concorrência” como ser humano primeiro. Faça um esforço concentrado para realmente se tornarem amigos. Aborde-os em eventos de networking. Comente positivamente em suas postagens no Instagram. Consulte seus outros amigos planejadores de casamento, troque experências.

Torne-se verdadeiramente um amigo e um aliado.

Nós .. ” de 3″ https://www.instagram.com/juliarosaeventos &  https://www.instagram.com/daniplacco

E então pergunte a eles( as), honestamente. “Quanto você está cobrando agora?

E ENTÃO NÃO UTILIZE ESSAS INFORMAÇÕES PARA OS COMPREENDER.

O que é “subcotação”?

Veja, vivemos no mundo real e, como donos de empresas, temos a liberdade de fazer o que quisermos com nossos negócios. Não estou sugerindo de forma alguma que devemos cobrar exatamente o mesmo preço. Isso seria fixação de preços. Quando os concorrentes concordam em restringir a concorrência, o resultado geralmente são preços mais altos. Consequentemente, a fixação de preços é uma grande preocupação da fiscalização do governo. Um acordo claro entre concorrentes para fixar preços é quase sempre ilegal, sejam os preços fixados em um mínimo, máximo ou dentro de alguma faixa.

Contudo. Depois de ter a confiança de seus colegas #weddingplanners e compartilhar aberta e honestamente sobre o que está cobrando, você não pode, em sã consciência, cobrar significativamente menos por um serviço semelhante. Observe que eu disse muito menos. Uma diferença de preço de R$ 1.000,00- R$ 2.000,00  é normal e esperada. Cobrar vários milhares de reais a menos é minar. E ainda, ser da região, onde na sua região o valor é abaixo da média, e cobrar isso nas regiões metropolitanas, isso é desleal, e falta de postura ética.

Uma palavra sobre a “competição” ou aprenda a praticar a comunicação  em vez da competição

Você deve ter notado que usei “” antes da palavra competição. Isso porque não acredito que a verdadeira competição deva ser um fator avassalador, pelo menos, para os planejadores de casamento. Aqui está o que eu sei com certeza: cada um das minhas amigas assessoras/organizadoras casamento é excelente no que faz, mas todos atendem a diferentes clientes e ideais. Na foto acima, Júlia Rosa, é exímia em eventos na fazenda, Planeja e Organiza Mini weddings incríveis e espetaculares. Daniela Placco , planeja casamentos ousados, de luxo, e com propostas muito fora do básico, especialista em maravilhosas festas de debutante. Eu, Veridiana Antonelli, me especializei em Destination Weddings, pelo Brasil e Fora do País.

Se todos nós estivermos comercializando nossos serviços corretamente, estaremos atraindo clientes MUITO diferentes. A competição não importa se você está trabalhando em um nicho.

 

Assessores, Organizadores, Cerimonialistas ,Planejadores de casamento, deixe-me ouvir de vocês nos comentários. Você já comprou preços? Eu quero ouvir sobre isso abaixo!

 

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