O que é um Wedding Planner? O que ele faz?

A profissão de Wedding Planner traduz-se literalmente como “organizador de casamentos”.

Um wedding planner, é o profissional que planifica, coordena e dirige todos os aspetos do casamento, antes, durante e depois do mesmo.

É um profissional especialista do setor de eventos, cuja função é prestar assessoria/consultoria e curadoria aos noivos para desenhar o seu casamento de forma totalmente personalizada, dirigindo os noivos aos fornecedores apropriados, elaborando um plano de trabalho adaptado ao estilo de casamento escolhido que permita economizar tempo e stress aos noivos, planificando de forma sistemática os preparativos, os elementos e os detalhes a ter em conta para que não existam falhos e para tudo seja perfeito. Ter uma curadoria impecável e confiável

A sua função é guiar e ajudar os noivos durantes os preparativos, sem descuidar um só detalhe, ajustando-se ao orçamento, para que os noivos não se tenham que preocupar com nada.

Para o conseguir, é essencial satisfazer e ouvir os protagonistas, com a intenção de descobrir o que querem e quais são os seus desejos e expectativas, de forma a poder propor-lhes as opções mais adequadas.

É necessário formar-se e preparar-se para realizar este trabalho, garantindo que os noivos tenham a segurança de que estão perante um profissional de casamentos e que conhece perfeitamente o mercado.

Porque nasce a figura do Wedding Planner?

fonte: The Education Club

Esta figura nasce nos Estados Unidos na década dos 50. Naquela época a organização de casamentos já implicava um “trabalho” para os noivos o que, junto com a mudança social que significou a incorporação da mulher no mundo laboral – deve-se recordar que naquela época recaía sobre a mulher todo o peso de organização do casamento – fez com que começasse a surgir a necessidade de um profissional que os organizasse.

Desde os Estado Unidos estenderam-se pela América do Sul, posteriormente pelo Reino Unido e, desde o início do séc. XXI começaram-se a introduzir em Portugal e Espanha, uma vez que na última década, os casamentos sofreram uma transformação muito generalizada, entrando em desuso os casamentos tradicionais, dando lugar a eventos especiais, casamentos diferentes, únicos e personalizados para cada casal, o que torna a sua organização muito complexa.

Foto: ClickDois

Além do mais, o facto de que cada casal  deseje um casamento  ao seu gosto, personalizado, diferente e original, os serviços contratados não são os básicos que oferece um restaurante, mas sim muito variados e diferentes.

Não nos devemos esquecer também que a diversidade cultural com a que convivemos atualmente, existindo casais de diferentes religiões, países, culturas… e em que é cada vez mais frequente a mobilidade no trabalho, os casais tendem a casar-se na sua cidade natal, não na sua cidade de residência ou ao contrario,  o que lhes complica a organização do evento.

Isto faz com que, cada vez mais, os casais que começam a organizar o seu casamento sejam conscientes da necessidade de contratar um profissional adequado para tal função e, longe de se considerar um luxo, contratar um Wedding Planner está-se a tornar algo comum.

Funções de um Wedding Planner

  • 📝 Assessorar, acompanhar e guiar antes, durante e depois do casamento.
  • 📝 Planejar o evento tendo em conta a individualidade de cada casamento, avaliando com os noivos o estilo, localização, decoração, comida, convites, alojamentos de convidados… Paralelamente organizam-se os tempos para controlar imprevistos que possam surgir durante o evento e permitir o desenvolvimento idóneo do que foi previsto.
  • 📝 Apresentar opções de fornecedores que se adaptem às características e ao orçamento, assim como negociar com os mesmos condições vantajosas que permitam otimizar o orçamento global.
  • 📝 Ouvir e assessorar com os seus conhecimentos profissionais e experiência para minimizar os problemas e os stresses que uma organização deste tipo implica.
  • 📝 Controlar e supervisionar todos os preparativos, dirigir e coordenar os fornecedores, pessoal, convidados com papel de destaque e controlar, durante o casamento que o funcionamento da mesma corra como programado.
  • 📝 Curadoria em Eventos conhecimento real de cada função de seus parceiros fornecedores
  • 📝 E mais milhões de outras funções que englobam a responsabilidade de realizar o seu grande dia.

O mais importante, o reconhecimento de que ninguém faz nada sozinho

Participação na montagem deste post: The Education Club

Quer saber mais? 

Entre em contato, eu e minha equipe estamos prontos para atendê-los

ADORAMOS SEUS COMENTÁRIOS, MAS LEMBRE-SE DE MANTÊ-LOS GENTIS E POSITIVOS, POIS ESSE É UM LOCAL PARA INSPIRAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES. TEMOS O DIREITO DE REMOVER OU NÃO APROVAR COMENTÁRIOS NEGATIVOS OU PREJUDICIAIS.

Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail contato@verieventos.com.br solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.
A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

© 2021, VERIDIANA ANTONELLI EVENTOS,TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

-->