Mercado de Eventos Corporativos

A arte de Produzir Eventos Corporativos, uma breve olhada no desafio!

Event planning with clock notepad and coffee cup on computer office desk with space

O que falar da arte de produzir eventos? É prazeroso e complexo conseguir ao mesmo tempo dar vida ás aspirações e anseios do cliente e ficar dentro do budget.

É mais que uma arte é um desafio” Um produtor deve ser capaz de materializar tudo aquilo que a criação desenha em seus computadores, são frutos de um briefing captado pelo atendimento nos mínimos detalhes, mas a imaginação é uma ferramenta poderosa e quase sempre jogando contra a produção.

O cliente pensa em algo, o atendimento entende de maneira e a criação tem outra visão do job, ajustes são feitos,tantos quanto forem necessários até que todas as partes tenham uma mesma interpretação dos desejos em pauta.

Daí aprova-se o conceito e começa a ” arte” da produção, materializar isso tudo, o produtor é acima de tudo um materializador.

Pesquisamos os locais, a viabilidade técnica, o Produtor precisa ter em mente o roteiro passo a passo do evento para saber se cabe no local oferecido.

Pense na seleção e definição de fornecedores na quantidade e qualidade de cada um, ele deve saber qual a especialidade de cada fornecedor para escolher o mais adequado ao determinado tipo de evento.

Imagine ser o responsável pelo controle de qualidade e condução de todo o processo do incio ao fim. Na maioria das vezes até muito depois do fim.

Se fossemos enumerar algumas das áreas em que ele tem que navegar seria uma lista longa, veja abaixo:

  • Taxas, licenças, pesquisas e locações de espaços;
  • Transfers, hospedagens, A&B;
  • Convites + Delivery;
  • Desenvolvimento e pesquisa de Brindes;
  • Vallet e Manobristas;
  • Seguranças;
  • Atores, recepcionistas + Figurinos e Uniformes;
  • Staff de apoio + Supervisores + Assistentes auxiliares;
  • RSVP, credenciamento, cadastramento;
  • Mobiliário;
  • Cenografia + decoração;
  • Iluminação + Geradores de Energia;
  • Sonorização
  • Projeção, mapping,Desenvolvimento de Conteúdo,
  • Fotografa e Filmagem e edição;
  • Buffet + Garçons + degustação;
  • Limpeza + Insumos;
  • Logística de Transporte + Carregadores + Manuseio;
  • Radiocomunicação , Transmissão simultânea;
  • Atrações + Palestrantes + Shows + mestre de Cerimônias

Tal como maestro, o produtor tem que reger todos estes integrantes para uma perfeita sinfonia de fornecedores, parceiros que ao menor erro do produtor podem desafinar.

O produtor poderia ser formado em Propaganda e Publicidade, mas também poderia se Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletrico, Mecânico, Marceneiro, Roteirista, Light Designer, decorador… e por ai vamos eternamente, o produtor poderia ser formado em tudo isso ou menos em nada disso, mas para ser Produtor de Eventos tem que saber de tudo isso e muito mais.

O Produtor de Eventos antes de tudo é um profissional antenado em todas as áreas, dele dependem as soluções para absolutamente todos os problemas do JOB, tudo passa pelo seu rádio, problemas e soluções, ele é o líder de um staff enorme, imaginem ouvir tantas vozes e ter que decidir em frações de segundo, sobre tudo nos mínimos detalhes.

O bom produtor sempre tem um roteiro na manga, eu faço o meu famoso Step by Step, onde coloco minuto a minuto o que vai acontecer no evento, desde os contatos, os telefones de todos os envolvidos ate a hora em que eles vão poder comer, se é vão poder comer, afinal Show most go on! tudo é cronometrado, tudo é planejado, tudo tem que ser perfeito, existem eventos que duram semanas como Olimpíadas e Copa do Mundo. Mas outros duram frações de segundos, e qualquer falha seria desastroso.

Produtor seu sobrenome tem que ser perfeição mas poderia se chamar MAESTRO!

texto do querido Ronaldo Maciotti

-->