Coronavírus: dezenas de eventos cancelados ou adiados na Europa e Ásia

O que está acontecendo no nosso mundo…. Apavorante…….

 

O coronavírus (COVID-19) derrubou na semana que passou dois dos mais importantes e maiores eventos do mundo: a Feira Internacional de Turismo – ITB Berlim, que aconteceria de 4 a 8 de março, na Alemanha, e o tradicional Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que se encerraria no próximo dia 15 de março. As decisões foram divulgadas, esta semana, em notas oficiais das organizações dos certames.

Christian Goke, CEO da Messe Berlin, disse em comunicado. “Nós assumimos nossa responsabilidade pela saúde e segurança de nossos visitantes, expositores e funcionários muito a sério. É com um coração pesado que devemos agora aceitar o cancelamento do ITB Berlin 2020”, salientou.

Já o presidente do Salão do Automóvel de Genebra, Maurice Turrettini, justificou o cancelamento salientando que lamenta a decisão, ao considerar que a saúde de todos os participantes é a principal prioridade dos expositores. “Este é um caso de força maior e uma tremenda perda para os fabricantes que investiram maciçamente em sua presença em Genebra. No entanto, estamos convencidos de que eles entenderão essa decisão”, sentenciou.

ITB 2020 – FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DE BERLIN

Devido à crescente disseminação do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério Federal da Saúde e o Ministério Federal da Economia da Alemanha decidiram cancelar a maior feira de turismo do planeta a menos de uma semana para seu início, marcada para o dia 4 de março. A Messe Berlin, organizadora da feira, passou a sexta-feira (28) inteira em reunião com autoridades alemãs para tomar a decisão.

Mais cedo, o próprio Ministério da Saúde da Alemanha aconselhava o cancelamento da feira. “A Messe Berlin vem apontando há semanas que a decisão de realizar ou cancelar grandes eventos só pode ser tomada com base na recomendação ou instrução das autoridades relevantes”, informou em nota a Messe Berlin, logo após a decisão.

A autoridade sanitária responsável de Charlottenburg-Wilmersdorf, de Berlim, também aumentou os requisitos para que o evento ocorra. Entre tantas exigências, a autoridade ordenou que todo participante de uma feira comercial prove à Messe Berlin que não é proveniente das áreas de risco definidas ou que teve contato com uma pessoa das áreas de risco, algo que a Messe Berlin não conseguiria implementar para que pudesse realizar o evento.

Com mais de 10 mil expositores de mais de 180 países, a ITB Berlin é de grande importância para a indústria do turismo global. Assumimos nossa responsabilidade pela saúde e segurança de nossos convidados, expositores e funcionários. É com grande pesar que anunciamos o cancelamento do ITB Berlin 2020, que agora se tornou necessário”, afirmou Christian Göke, CEO da Messe Berlin GmbH.

Em seus 54 anos de história, a ITB Berlin e a Messe Berlin nunca passaram por uma situação como essa. Gostaríamos de agradecer a todos os expositores e parceiros em todo o mundo que apoiaram a ITB Berlin nos últimos dias e semanas e esperamos manter nossa cooperação com nossos parceiros no mercado”, disse o presidente do Conselho de Supervisão da Messe Berlin, Wolf-Dieter Wolf.

Esta seria a 54ª edição da ITB Berlim que anualmente recebe expositores, executivos e demais profissionais de 10 mil empresas de turismo de 180 países. Contratos com empresas de estandes, contratação de pessoal, reservas de hotéis e passagens aéreas terão de ser cancelados, gerando um prejuízo significativo às milhares de pessoas que participariam do certame, o que gerou muitos protestos, mas a organização levou em conta o perigo de contaminação do coronavírus entre os participantes.

A Rússia, maior patrocinador da ITB, se viu obrigada a cancelar a ida a Berlim da maior delegação do país a uma feira de turismo no exterior. O país é um dos mais importantes destinos turísticos do mundo, recebendo anualmente mais de 25 milhões de turistas.

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL DE GENEBRA

Os organizadores do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, um dos principais eventos anuais do setor automotivo, confirmaram na última sexta-feira (28) o cancelamento da sua 90ª edição, agendada de 5 a 15 de março, devido às medidas tomadas pela Suíça para combater a epidemia do novo coronavírus.

Lamentamos essa situação, mas a saúde de todos os participantes e expositores é nossa prioridade“, afirmou a organização em comunicado, explicando que a decisão foi tomada seguindo a ordem federal, também anunciada no dia 28, que proíbe todos os eventos com mais de mil pessoas até 15 de março.

É uma causa de força maior e, embora represente uma enorme perda para os fabricantes, que tinham feito um grande investimento para estar em Genebra, entendemos a decisão“, disse o presidente da fundação responsável pela organização do salão de automóveis, Maurice Turrettini.

Até hoje, os organizadores haviam insistido, tanto em entrevistas coletivas anteriores, como em comunicados oficiais, que o evento estava confirmado, mesmo depois que importantes fontes de transmissão do Covid-19 fossem registradas na vizinha Itália, origem de muitos visitantes e marcas participantes do evento.

O cancelamento foi confirmado alguns minutos após o Conselho Federal do governo suíço ter anunciado a proibição no país, por duas semanas, de todos os eventos que reúnam mais de mil participantes, a fim de combater a epidemia de coronavírus na Suíça, que até agora já afeta 15 pessoas. A proibição é válida até o dia 15 de março, quando terminaria o Salão do Automóvel de Genebra.

A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária do governo, onde declarou que a Suíça se encontra em uma “situação especial“, o que justifica esse tipo de medida, em aplicação da legislação sobre epidemias.

Os organizadores do Salão do Automóvel de Genebra lamentaram os prejuízos que o cancelamento do evento trará às montadoras de todo o mundo, que exporiam ali as novidades automotivas de 2020 e de carros conceito que estarão no mercado no futuro.

Maurice Turrettini não tem ideia ainda do montante de prejuízos gerados pelo cancelamento do salão, o que deverá ser mensurado nos próximos dias, e garantiu que o valor dos ingressos adquiridos pelos visitantes será devolvido.

FIBO COLÔNIA

FIBO, maior feira mundial de fitness, bem-estar e saúde, prevista para abril em Colônia, na Alemanha, foi adiada para a segunda metade do ano de 2020 devido aos desenvolvimentos relativos ao Covid-19. Comentando o anúncio, Silke Frank, diretor de portfólio da FIBO Global Fitness Events, disse: “Esta não é uma decisão que tomamos de ânimo leve; nossos clientes, parceiros e a equipe da FIBO trabalharam incrivelmente nesse evento. Embora seja decepcionante adiar, é imperativo que priorizemos a saúde e a segurança de todos os envolvidos. Nosso objetivo continua sendo fornecer o melhor valor para o cliente para todos os participantes da FIBO“.

Reed Exhibitions, como organizadora da FIBO, confia que a decisão de adiar o espetáculo para o segundo semestre do ano garante que a FIBO continue atendendo à indústria de fitness nas condições de segurança necessárias. A equipe da FIBO se comunicará estreitamente com clientes e parceiros nas próximas semanas para manter o mundo da Global Fitness se movendo na direção certa durante esse período difícil e está procurando junto com a Colônia Messe as melhores datas disponíveis no segundo semestre do ano.

FIBO recebe mais de 1.000 expositores e cerca de 145.000 visitantes de 135 países todos os anos em Colônia.

ATUALIZAÇÃO

Feira Mundial de Turismo de Paris cancelada por causa do coronavírus

A Feira Mundial de Turismo de Paris, marcada para os dias 12 a 15 de março, que esperava mais de 100 mil visitantes, foi cancelada devido à epidemia provocada pelo novo coronavírus, anunciou a organização do evento.

A decisão foi tomada com o objetivo de “cumprir as instruções do poder público e após consulta com clientes e parceiros”, indica a empresa Comexposium citada pela AFP.

“Não é com alegria que tomamos esta decisão, conscientes das consequências econômicas para os nossos expositores profissionais do turismo neste período já complicado para o setor. No entanto, devemos respeitar as recomendações e precauções das autoridades, em nome da saúde e segurança pública”, declarou a empresa organizadora.

O cancelamento da Feira Mundial do Turismo em Paris surge depois de o Governo francês ter anunciado no sábado que “todas as concentrações com mais de 5.000 pessoas” em espaços fechados e alguns eventos no exterior, devem ser canceladas devido à intensificação da epidemia.

Em 2019, a Feira Mundial de Turismo de Paris – que é a principal reunião geral de turismo em França – reuniu 101 mil visitantes.

Entre os expositores de vários países estão operadores turísticos, linhas de cruzeiros, escritórios de turismo, regiões e cidades, que representam cerca de 650 destinos.

Até agora, três pessoas morreram devido ao novo coronavírus em França, onde 130 casos de contaminação foram identificados desde o final de janeiro.

Além de 2.912 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou os dois primeiros casos de infeção, um homem de 66 anos e outro de 33, internados em hospitais do Porto.

 

OUTROS EVENTOS

Por conta da expansão do coronavírus (COVID-19) no mundo, também foram cancelados o Mobile World Congress (MWC), marcado para este final de fevereiro em Barcelona, a Conferência de Desenvolvedores F8 do Facebook, conferência anual de desenvolvedores do Facebook, programada para maio, em San Jose (EUA), o Salão de Pequim e as corridas de Fórmula 1 e Fórmula E da China, foco principal do Covid-19.

Mobile World Congress, maior evento mundial de tecnologia que aconteceria em Barcelona, na Espanha, foi cancelado. Gigantes do setor cancelaram suas participações por não se considerarem capazes de garantir a saúde dos seus funcionários.

Outras dezenas de eventos, a maior parte esportivos, também foram cancelados. Veja abaixo.

Carnaval

O governo italiano cancelou o Carnaval em Veneza após a terceira morte pelo novo coronavírus ter sido confirmada no país. O número de mortos chegou a 14 na quinta-feira (27).

Na França, o governo cancelou o último dia do Carnaval em Nice. As festividades haviam começado em 15 de fevereiro e seriam finalizadas com um grande final no dia 29 do mesmo mês, mas a explosão de casos na Europa levou o governo a desistir do evento.

Desfiles

Na Itália, a Semana de Moda de Milão teve desfiles esvaziados e outros cancelados devido ao aumento expressivo no número de casos no país. No desfile de Giorgio Armani, os modelos desfilaram na passarela excepcionalmente na ausência de uma plateia. Já o desfile de Laura Biagiotti, por exemplo, foi cancelado.

Filmagem do filme Missão: Impossível adiada na Itália

Uma filmagem de três semanas na Itália para o novo filme da franquia “Missão: Impossível”, com o ator Tom Cruise, foi adiada devido à epidemia do novo coronavírus. O estúdio não disse quando a produção deve recomeçar. O filme está previsto para estrear em julho de 2021.

Feiras e Salões

Salão Internacional do Móvel de Milão, um dos mais importantes do setor do design, foi adiado em dois meses e deve acontecer apenas em julho devido ao aumento no número de casos da doença na Itália.

Basquete

Dois jogos da Euroliga de Basquete Feminino com a presença de equipes italianas, a de Veneza contra as letãs da Riga e a de Schio contra a húngara Sopron, foram canceladas devido à epidemia do novo coronavírus, anunciou a FIBA Europe em 26 de fevereiro.

Rúgbi

União Irlandesa de Rugby adiou o jogo das Six Nations contra a Itália. O jogo estava marcado para acontecer em 7 de março, em Dublin, capital da Irlanda.

Futebol

Quatro jogos da Série A Italiana programados para 23 de fevereiro no norte do país foram cancelados. Foram afetados: Inter de Milão e Sampdoria, Atalanta e Sassuolo, Verona contra Cagliari e Torino contra Parma. Outra medida adotada em outros confrontos foi realizar a disputa com portões fechados. É o caso de Inter e Ludogorets, no dia 27 de fevereiro, pela Europa League, o do clássico entre Juventus e Inter, marcado para o dia 1º de março.

Tênis

Challenger de Bergamo foi cancelado.

Natação

A etapa de Ligano, na Itália, da World Series de paranatação, marcada para acontecer entre o fim de fevereiro e o começo de março, foi cancelada.

Badminton

Aberto da Alemanha de 2020, jogo olímpico que seria realizado em Mülheim, de 3 a 8 de março, foi cancelado pela Federação Mundial de Badminton.

Aberto da Polônia de 2020, outro torneio olímpico programado para ser realizado na Cracóvia, de 26 a 29 de março, foi adiado e ficará fora do período de qualificação olímpica, disse a Associação Polonesa de Badminton.

Golfe

Golfistas italianos Lorenzo Gagli e Edoardo Molinari precisaram atrasar em um dia sua estreia no Aberto de Oman para ficar de quarentena.

Á S I A

Show

O grupo sul-coreano BTS cancelou quatro shows que aconteceriam nos dis 11, 12, 18 e 19 de março em Seul, na Coréia do Sul, por causa do novo coronavírus. Os shows não foram remarcados pela “segurança de centenas de milhares de pessoas”. O grupo pediu desculpas aos fãs, mas disseram que é “impossível prever a escala de contágio nas datas”.

A banda de rock Green Day também cancelou shows que faria pela Asia por causa do vírus. As apresentações aconteceriam em Singapura, Bangkok, Manila, Taipei, Hong Kong, Seoul, Osaka e Tóquio.

Escolas

Escolas primárias e secundárias do Japão ficarão fechadas em março a partir do dia 2, afirmou o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, no dia 27 de fevereiro.

Religião

Arábia Saudita baniu viagens para lugares sagrados ao Islã

Olimpíada

O treinamento de voluntários para os Jogos Olímpicos de Tóquio foi adiado, ainda sem data definida. Cerca de 80 mil voluntários são esperados para trabalhar no evento. No dia 26 de fevereiro, o comitê organizador reafirmou que a Olimpíada não será cancelada.

O órgão também está considerando enxugar o revezamento da tocha olímpica.

Atletismo

Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, programado para Nanjing de 13 a 15 de março, foi adiado para 2021. A World Athletics está trabalhando com os organizadores em uma data para sediar o evento bienal.

Um evento de qualificação para triatlo olímpico de revezamento misto, programado para ser realizado na cidade chinesa de Chengdu em maio, foi transferido para Valência, na Espanha, devido a epidemia de coronavírus, informou a ITU (União Internacional do Triatlo).

Também foram adiados três eventos da Copa da Ásia, um em Taiwan e dois na China, programados para março e abril.

Maratona de Hong Kong, que deveria ocorrer em 9 de fevereiro, foi cancelada.

​O mesmo aconteceu com a Maratona de Pyongyang.

Já a Maratona de Tóquio cancelou a participação dos amadores.

Já o Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno atravessou o mundo. A competição deixou a China e deve acontecer em Cancun, no México. A União Internacional da modalidade afirmou que o país asiático ganhou o direito de receber o torneio em 2022.

Torneio Asiático de Esqui Cross Country, que acontecerá em Hong Kong, foi alterado de março para dezembro.

Futebol

As partidas da Liga dos Campeões da Ásia envolvendo os clubes chineses Guangzhou Evergrande, Shanghai Shenhua e Shanghai SIPG foram adiadas. Os clubes de Guangzhou (Cantão) e Xangai vão participar da competição em abril, com os jogos de grupo a serem disputados em maio.

O Shanghai Shenhua e o Shanghai SIPG deveriam jogar fora no Perth Glory e contra Sydney FC, mas as autoridades australianas tentaram reagendar as partidas depois que o governo impôs a proibição de viagens de estrangeiros vindos da China.

Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022, China contra as Maldivas em casa e em Guam que acontecem em março serão transferidas para Buriram, na Tailândia. O jogo será disputado sem torcidas, conforme solicitado pelo governo tailandês.

O Vietnã disse que não permitiria a realização de eventos esportivos em fevereiro, o que significa que os jogos em casa na fase de grupos da Copa AFC para a cidade de Ho Chi Minh e Quang Ninh serão transferidos para jogos fora.

Associação Chinesa de Futebol (AFC) disse que os jogos domésticos em todos os níveis serão adiados.

A AFC disse que as partidas preliminares da Zona Leste da Copa AFC 2020 foram adiadas por dois meses para recomeçar em 7 de abril devido a restrições de viagens.

Seleção Feminina de Futebol chinesa jogará a partida final da qualificatória olímpica contra a Coreia do Sul, em Sydney, em março.

Liga de Futebol Profissional da Coreia do Sul adiou o início de sua nova temporada. A liga também pediu às quatro equipes da Liga dos Campeões da AFC que realizassem jogos a portas fechadas.

J League do Japão adiou sete partidas da Copa Levain, programadas para 26 de fevereiro e todos os jogos nacionais até a primeira quinzena de março.

O time olímpico da África do Sul cancelou um amistoso em março com a equipe do Japão.

Todas as partidas do Campeonato Iraniano de Futebol e de Futebol de Salão acontecerão sem torcida até segunda ordem.

Skate

A temporada do skate, que está na sua reta final para decidir os classificados para a Olimpíada, teve que ser reorganizada. A entidade disse que a etapa de Nanjing, por exemplo, marcada para abril, está suspensa. Já o continental asiático de street foi reagendado e acontecerá em Cingapura, no final de março.

Fórmula 1

Grande Prêmio da China em Xangai, marcado para 19 de abril, foi adiado pela FIA e pela Fórmula 1. As autoridades estudam datas alternativas para que a corrida aconteça ainda este ano.

Fórmula E

A série de corridas de automóveis totalmente elétrica da Fórmula E abandonou os planos para uma corrida em Sanya, na ilha chinesa de Hainan, em 21 de março.

Tênis

Federação Internacional de Tênis transferiu o Grupo I da Oceania da Fed Cup Asia, com China, Taiwan, Indonésia, Coréia do Sul e Uzbequistão, da cidade chinesa de Dongguan para Nur-Sultan (anteriormente Astana) no Cazaquistão. Mas o evento de 4 a 8 de fevereiro foi adiado depois que o Cazaquistão se recusou a servir como anfitrião substituto.

A China perdeu o confronto na Copa Davis porque sua equipe masculina não pôde viajar para a Romênia nos playoffs de 6 a 7 de março.

O torneio de tênis feminino Xi’an Open, programado para os dias 13 e 19 de abril, foi cancelado e a WTA informou que estava monitorando a situação com vários eventos programados para ocorrer na China na segunda metade da temporada.

Tênis de Mesa

O campeonato mundial a ser realizado em Busan, na Coreia do Sul, de 22 a 29 de março, foi adiado provisoriamente para 21 e 28 de junho.

Taekwondo

O pré-olímpico asiático, que seria disputado na China nos dias 10 e 11 de abril, foi transferido para a Jordânia.

Badminton

O torneio China Masters, que aconteceria de 25 de fevereiro a 1º de março em Hainan foi adiado após a retirada de vários jogadores. A BWF disse esperar que o principal campeonato de Badminton da Ásia ainda possa ser realizado em Wuhan, epicentro da epidemia do novo coronavírus, entre 21 e 26 de abril.

Desafio Internacional do Vietnã foi adiado para junho pela Federação Mundial de Badminton e não servirá mais como um evento de qualificação para a Olimpíada de Tóquio. O torneio aconteceria de 24 a 29 de março.

Beisebol

As equipes profissionais de beisebol do Japão realizarão jogos sem espectadores até 15 de março pela preocupação com a epidemia de coronavírus.

Patinação de Velocidade no Gelo

ISU (International Skating Union) adiou indefinidamente o campeonato mundial de patinação de velocidade em pista curta que aconteceria em março na Coreia do Sul. O órgão governamental disse que o evento de 13 a 15 de março em Seul não pode ser realizado nas datas planejadas e que o “desenvolvimento mundial incerto” do novo coronavírus e das questões logísticas tornou difícil anunciar novas datas.

Boxe

Comitê Olímpico Internacional anunciou a Jordânia como anfitriã das eliminatórias de boxe para Ásia e Oceania após o cancelamento de um evento em Wuhan. As eliminatórias devem acontecer em Amã, capital da Jordânia, de 3 a 11 de março.

Golfe

A turnê feminina de golfe da LPGA cancelou o torneio que aconteceria de 5 a 8 de março de Blue Bay, em Hainan, na China. A turnê também cancelou o evento Honda LPGA Tailândia em Pattaya e o Campeonato Mundial Feminino do HSBC em Singapura.

O campeonato feminino amador da Ásia-Pacífico, em Pattaya, Tailândia, foi remarcado para os dias 7 e 10 de outubro.

PGA Tour Series-China adiou dois torneios de qualificação e atrasou o início de sua campanha de 2020 em dois meses, reduzindo o número de torneios da temporada regular de 14 para 10.

European Tour disse que o Maybank Championship (de 16 a 19 de abril em Kuala Lumpur, Malásia) e o Volvo China Open (de 23 a 26 de abril em Shenzhen) foram adiados.

Hóquei

Os jogos da Pro League entre China e Austrália, agendados para os dias 14 e 15 de março em Changzhou, não serão disputados.

Rúgbi e rúgbi sevens

Singapura Sevens e o Hong Kong Sevens, da World Rugby Sevens Series, foram adiados de abril para outubro.

O continental asiático de rúgbi feminino, marcado para março, foi alterado para maio.

Vôlei

Um torneio de vôlei de praia, que seria realizado de 22 a 26 de abril em Yangzhou, foi adiado para depois da Olimpíada de Tóquio 2020.

Levantamento de peso

O campeonato asiático de levantamento de peso foi transferido do Cazaquistão para o vizinho Uzbequistão. A competição, programada para os dias 16 e 25 de abril, será realizada em Tashkent, capital do Uzbequistão.

Artes marciais mistas

One Championship, competição de artes marciais mistas, acontecerá no dia 28 de fevereiro em Singapura a portas fechadas.

Natação

Tanto o pré-olímpico quanto o Campeonato Chinês de natação foram adiados. Antes marcados para acontecer entre os dias 28 de março e 4 de abril, estão previstos agora para acontecerem entre 10 e 16 de maio.

Bocha

O evento teste para Tóquio-2020 da bocha paraolímpica está provisoriamente suspenso. Ele estava programado para acontecer entre no dia 28 de fevereiro e em 1º de março na capital japonesa.

Ciclismo

A volta de Abu Dhabi foi encerrada faltando duas etapas para seu fim. Os ciclistas e suas equipes estão de quarentena em hoteis, conforme informa o governo local, e dois casos foram confirmados dentre eles (mas não houve confirmação se são atletas).

A M É R I C A   D O   S U L

Futebol

Encontro do Conselho da Fifa, programado para acontecer em Assunção, no Paraguai, será realizado por videochamada, em razão do surto de coronavírus.

Com AFP e Reuters
fonte: https://www.revistaeventos.com.br/EVENTOS/Coronavirus:-dezenas-de-eventos-cancelados-ou-adiados-na-Europa-e-Asia/49238

 

-->