Como trabalhar de graça sem tirar proveito de…. Planejador de Eventos

Observação: este post eu escrevi algum tempo atrás, e dessa vez gostaria de publicá-lo especificamente nesta semana, já que as pessoas estão se encaminhando para seus dias finais de preparação e definição de metas estratégicas para um recomeço pós bloqueio de festas 2021. Ao finalizar os orçamentos e pensar onde deseja concentrar sua energia, é bom lembrar a matemática e outras compensações que envolvem dizer sim para trabalhar de graça – seja fornecendo produtos para uma sessão fotográfica estilizada, tirando fotos para colegas, criando um arranjo floral , falando em um workshop ou qualquer outra oportunidade que exija que você compense seu tempo e talentos. 

Aceitar trabalhar de graça, quando for do seu interesse. Não acredito que “apenas diga não a trabalhar de graça” seja sempre o melhor plano de ação. Algumas oportunidades incríveis podem surgir quando se diz sim, quando não há um pagamento direto envolvido.

A maioria das pessoas que pedem que você trabalhe de graça – seja para tirar uma foto, falar no evento ou fazer um arranjo de flores para o jantar de aniversário da mãe – não está tentando tirar vantagem de você. Mas, na maioria das vezes, o escopo do projeto aumenta, o benefício esperado nunca se materializa e você sente que fez muito trabalho por nada mais do que um bilhete de agradecimento. Ao decidir se deve ou não fazer um projeto de graça, tenho algumas diretrizes que geralmente aconselho os clientes a levarem em consideração:

  • As oportunidades devem estar alinhadas com seus valores e ser parte de uma troca / permuta. O Grátis nunca é realmente grátis.
  • O Grátis pode ser estratégico, então confie na sua intuição, mas SEMPRE faça as contas. A troca / permuta deve ser Real por Real, ou bem perto disso.
  • Você deve ter um acordo por escrito, assim como faria para um trabalho remunerado. Isso pode ser informal, mas pelo menos deve ser escrito em um e-mail.

Vejamos cada um deles:

1. AS OPORTUNIDADES DEVEM ALINHAR-SE COM OS SEUS VALORES.GRATUITO NUNCA É REALMENTE GRATUITO.

Dizer sim a algo, por definição, significa dizer não a outra coisa. Ter clareza sobre seus valores o ajudará a dizer sim ou não às oportunidades de um lugar de JOMO (alegria de perder) em vez de FOMO (medo de perder). Muitas pessoas negociam com base no FOMO, esquecendo que nada é realmente gratuito( não existe almoço de graça). Não importa o que mais custe, sempre custa seu tempo: tempo longe de sua família e jogos de futebol e jantares juntos,  plantando raízes mais profundas com as pessoas que estão fisicamente presentes quando é importante, tempo longe de sua mesa quando você poderia estar trabalhando em projetos geradores de receita. Não há necessariamente JOMO quando perde um jogo de futebol, mas ‘ um pouco mais pautável quando você sabe que o negócio que resulta de uma troca permitirá que você leve sua família para umas férias divertidas nas férias de verão do próximo ano. O tempo que você desiste precisa valer a pena para você, e o que vale a pena para você pode parecer diferente do que é para outra pessoa.

2. LIVRE PODE SER ESTRATÉGICO, ENTÃO CONFIE NA SUA INTUIÇÃO, MAS SEMPRE FAÇA A MATEMÁTICA. 

Um bom negócio de troca / permuta irá beneficiar ambas as partes envolvidas. O valor da negociação que você recebe em troca deve ser aproximadamente igual ao valor em dólares do produto ou serviço que você está fornecendo.

Por exemplo, se você está fornecendo  30.000 em flores para uma conferência, pode esperar razoavelmente obter  30.000 em negócios dos participantes que verão seu trabalho e o indicarão? Ou digamos que o preço para participar da conferência seja de  2.500. Você terá doze inscrições na conferência para cobrir os  30.000 em custos que está fornecendo gratuitamente? Se não, vale a pena para você?

Deixando de lado os aspectos jurídicos, qualquer pessoa que tenha trabalhado em uma indústria criativa por mais de vinte minutos dirá que não vale a pena negociar serviços ou produtos com base apenas no aumento do EGO. Corporações gigantescas que patrocinam eventos como as Olimpíadas sempre calculam os números e prevêem o ROI antes de gastar o dinheiro. Você deveria também.

3. VOCÊ DEVE TER UM ACORDO POR ESCRITO, ASSIM COMO VOCÊ FARIA PARA TRABALHO PAGO. ISTO PODE SER INFORMAL, MAS PELO MENOS ESCRITO EM UM E-MAIL.

Há uma citação que adoro e a que me refiro com frequência:  “Você não consegue o que merece, você consegue o que negocia.”  O aumento do escopo em projetos feitos para o comércio é muito comum, e ter até mesmo um acordo informal por escrito pode ajudar a evitar egos machucados e sentimentos feridos mais tarde. No mínimo, o que você escreveu deve incluir o que cada um de vocês está ganhando com a troca. Idealmente, ele também terá números: a quantia que você normalmente cobra para estilizar uma sessão de fotos de revista e a quantia em espaço de anúncio que a revista está fornecendo em troca. Um grama de prevenção vale um quilo de cura. Evite futuras dores de cabeça (ou azia) nos negócios e anote as coisas.

Fazer as coisas de graça por meio de uma negociação pode ser uma forma estratégica de expandir seus negócios e aproveitar oportunidades que talvez não estivessem abertas para você antes. Certifique-se de avaliar as solicitações que recebe com base no que elas realmente valem para você, para que possa proteger o futuro de seus negócios e de suas relações profissionais.

Quer saber mais? 

Entre em contato, eu e minha equipe estamos prontos para atendê-los

ADORAMOS SEUS COMENTÁRIOS, MAS LEMBRE-SE DE MANTÊ-LOS GENTIS E POSITIVOS, POIS ESSE É UM LOCAL PARA INSPIRAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES. TEMOS O DIREITO DE REMOVER OU NÃO APROVAR COMENTÁRIOS NEGATIVOS OU PREJUDICIAIS.

 Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail contato@verieventos.com.br solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.
A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem.

© 2021, VERIDIANA ANTONELLI EVENTOS,TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

-->