A ÉTICA PROFISSIONAL DO ORGANIZADOR DE EVENTOS- Parte III
Etiqueta e Ética na Gestão de Eventos: Regras para boas maneiras na indústria de eventos
Embora a etiqueta garanta que você se comporte de maneira respeitável, a ética é um conjunto de princípios que o orientam a fazer escolhas morais para você e sua empresa.
A boa ética garante que sua marca seja percebida com respeito, facilita a retenção de talentos e minimiza os riscos para sua organização.
ÉTICA
Divulgação completa: Ser honesto sobre seus compromissos é de extrema importância e um fator crucial que ajudará os clientes a confiarem em você e em sua marca. Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não há problema em ser realista e dizer NÃO quando necessário. Se é tempo de temporada e você está com as mãos cheias de trabalho e um novo projeto aparece – explique ao seu cliente educadamente que você está sobrecarregado e não poderá assumir o projeto. Ofereça-se para ajudar e orientar sempre que possível – é melhor perder em 1 evento do que arriscar perder um cliente e todos os seus negócios futuros.
Subornos e propinas: Evite subornos a todo custo. (conhecem o tal BV?) Sejam fornecedores, autoridades locais ou até mesmo seus convidados. Subornar fornecedores e autoridades locais estabelece um precedente errado e facilita a realização de negócios não apenas para você no futuro, mas para todo o setor. Da mesma forma, não seduza os convidados com presentes e brindes exuberantes. Pode ser percebido como um suborno e impactar negativamente o sentimento entre o convidado e os espectadores. Se o seu cliente tiver um grande orçamento para favores do evento – oriente-o a usá-lo para melhorar a experiência. As propinas são semelhantes aos subornos, é quando você recebe um suborno do seu provedor de serviços em troca de fazer negócios. Essa prática antiética prejudica seus clientes, sua organização e sua reputação.
Plágio: Evite copiar conceitos ou designs de outros. Com acesso a conteúdo ilimitado na internet – é fácil se deixar levar pelo interesse de economizar tempo e esforço copiando conteúdo pronto. Isso deve ser evitado a todo custo. Em vez disso, procure inspiração e ajuste o que você gosta com sua própria sensibilidade única. Isso não apenas o salvará de ações legais punitivas, mas também dará um sabor de sua marca às suas ideias e designs. Se você estiver usando recursos da Internet como está, certifique-se de creditar o criador e obter a permissão necessária antes de usar seu trabalho.
Discriminação: Esteja você selecionando fornecedores, mão de obra ou montando sua própria equipe, é importante evitar a discriminação com base em sexo, elenco, cor ou qualquer outra coisa. Trabalhe com um conjunto diversificado de fornecedores e talentos.
VT: Abreviação de visita técnica, uma visita a um local específico para observar e entender as instalações, limitações e espaços disponíveis para o seu evento. Muitas vezes é preciso viajar para fora de suas cidades de origem para propriedades luxuosas e locais pitorescos para avaliar os locais do evento. Não use isso como uma oportunidade para tirar férias ou presentear seus amigos ou familiares com uma viagem gratuita para fora da cidade.
Certifique-se de seguir estas diretrizes de etiqueta e ética adequadas para garantir que você execute uma operação respeitável e livre de riscos. Às vezes, as linhas ficam borradas, e nesse caso eu recomendo que você siga sua bússola moral e tome a decisão certa para seus clientes e sua equipe e não uma que seja motivada por ganhos pessoais.
Por fim, certifique-se de abordar também o comportamento antiético em sua equipe. Oriente seus colegas a praticar a etiqueta adequada e aponte aqueles que praticam práticas antiéticas. Você é responsável por representar a si mesmo e sua organização.
