7 ESTRATÉGIAS PARA SE RECUPERAR DO ESGOTAMENTO
AUTO CONHECIMENTO
7 ESTRATÉGIAS PARA SE RECUPERAR DO ESGOTAMENTO
Burnout é um estado de exaustão emocional, mental e física causado por estresse excessivo e prolongado. Ocorre quando você se sente oprimido e incapaz de atender às demandas constantes de sua carreira e vida pessoal. À medida que o estresse continua, você começa a perder o interesse ou a motivação que o levou a assumir determinado papel.
O esgotamento reduz sua produtividade e gasta sua energia, deixando você cada vez mais desamparado, sem esperança, cínico e ressentido. Testemunhei muitos profissionais de eventos que ficaram exaustos em algum momento de suas carreiras, incluindo eu mesmo.
Aqui estão sete estratégias para se recuperar do esgotamento profissional:
1) O tempo cura todas as feridas
Houve um tempo em que eu estava tão exausto com minha carreira de organizadora de casamento que pensei seriamente em desistir. Tive alguns clientes incrivelmente difíceis além de trabalhar em alguns casamentos a mais do que deveria. Depois de umas férias curtas e 3-4 semanas de trabalho fácil no escritório, descobri que comecei a me sentir menos sobrecarregada e estava realmente gostando do meu trabalho novamente. Também dediquei um tempo para estabelecer limites para o futuro, para não acabar na mesma situação novamente. Decidi nunca trabalhar com alguém que me dê dor de cabeça ou estômago. A vida é curta demais para isso.
2) Analise o que você ama e odeia na sua empresa e, em seguida, livre-se do trabalho sujo
Contrate alguém para fazer o trabalho que o aborrece, seja papelada ou processamento de números. É provável que você encontre alguém que se empolgue com o trabalho que te faz querer arrancar os cabelos. Sem dinheiro para contratar alguém? Talvez você possa delegar a alguém de sua equipe ou a um estagiário. Encontre maneiras de gastar seu tempo fazendo o trabalho que o entusiasma e desafia.
3) Procure um novo desafio
Sempre há novas idéias de design, novos mercados para entrar, novo software de planejamento para explorar, novos amigos da indústria para fazer, novos fluxos de receita para analisar e novos serviços para oferecer. Embora haja o suficiente para fazer apenas manter as operações do dia-a-dia e lidar com as tarefas administrativas, mantenha seus olhos no que vem por aí para o seu negócio de planejamento de eventos.
4) Aprenda sobre algo novo
Participe de uma conferência do setor de casamentos, assista a um curso de design floral, aprenda a decorar bolos, assista a um curso online sobre design de interiores ou peça o livro de marketing mais recente. Respire um pouco de ar fresco e aprenda novas habilidades que o deixarão novamente entusiasmado com o seu negócio.
5) Promova o seu trabalho
O esgotamento pode resultar tanto de uma falta de valorização quanto de lidar com orçamentos em constante mudança e clientes loucos. Uma solução potencial para essa situação é promover seu trabalho. Os planejadores de casamentos e eventos podem sofrer de falta de apreço porque muitas noivas e clientes não entendem como trabalhamos duro e quanta conexão emocional temos com nosso trabalho.
Temos que trabalhar muito para tornar nosso talento conhecido e mostrar o que podemos fazer. Algumas idéias que você pode fazer incluem atualizar seu blog com seu trabalho mais recente, adicionar novas fotos à sua página do Facebook, fixar imagens de um casamento recente, enviar seu melhor casamento para um blog de casamento popular, enviar um evento para um prêmio e atualizar seu portfólio .
6) Lembre-se de por que você queria se tornar um planejador de casamentos
Lembrar por que você embarcou em uma carreira de Organizador de eventos pode lhe dar uma perspectiva de por que você ama tanto o campo e por que vale a pena suportar a rotina diária. Quando eu estava me sentindo esgotada, tive que me lembrar que amava os relacionamentos que tinha com meus bons clientes, prosperava em administrar um negócio de planejamento de sucesso e amava o estilo de vida de um planejador de casamentos. Você pode ter que cavar fundo se já está no mercado há muito tempo.
7) Cuide-se
Quando estamos acostumados a colocar as necessidades das outras pessoas em primeiro lugar, frequentemente negligenciamos a nós mesmos. Comece a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, reserve tempo para exercícios regulares e vá para a cama mais cedo. Quando você se alimenta bem, se exercita e dorme o suficiente, você tem energia e resiliência para lidar com as dificuldades e exigências da vida. Outras maneiras de aliviar o estresse e se recuperar do esgotamento incluem fazer ioga, escrever diariamente em um diário, ler livros inspiradores e meditar.
Se essas estratégias para lidar com o esgotamento não melhorarem seus sentimentos sobre sua carreira de planejamento de eventos, pode ser hora de tirar férias ou, se possível, de um ano sabático mais longo. Também pode ser a hora de um novo emprego ou mesmo de uma nova carreira.